
Thiago Barcellos
Animações Bizarras e Obscuras dos anos 90 I PARTE 3: "Widget"

Widget, cria da aurora do século noventista, foi uma coprodução desenvolvida entre as extintas produtoras Calico Creations e Zodiac Entertainment e exibida entre 1990 e 1991 nos EUA. E, em meados de 1993, acabou atracando no esquecível matinal TV Colosso, na Rede Globo.
A animação que teve três temporadas e durou incríveis 65 episódios, foi criada por Peter Keefe e apresentava um alienígena roxo, munido de um crânio colossal (semelhante a uma couve-flor) e que podia mudar sua forma a hora que quisesse.
Widget é oriundo da Nebulosa Cabeça de Cavalo (Horsehead Nebula) e, como um vigilante do Universo, é enviado pelo Grande Sábio à Terra para livrar o nosso planeta da poluição. Aqui, conhece os amigos humanos Kevin, Brian e Kristine. Juntos, enfrentam as ameaças dos vilões Dr. Dante e Mega Slank.
A série contava ainda com um forte componente didático que tinha a pretensão de ensinar sobre proteção ambiental e ajuda mútua entre os povos. Por esse motivo, foi reconhecida pela National Education Association como um entretenimento recomendado para crianças.

Mesmo a atração tendo sido vendida para 100 países, não foi suficiente para manter a Zodiac Entertainment no negócio de produção de desenhos animados e a empresa foi à bancarrota em 1994.
O principal responsável para o fechamento do estúdio foi a sua completa falta de tino publicitário. Nos anos 90, as emissoras independentes preferiam desenhos animados que eram produzidos por grandes estúdios ou atrações cujos personagens eram apelativos o suficiente para se transmutar em uma linha de brinquedos. Widget não era uma coisa nem outra.
Fato é que mesmo em seu apogeu, a Zodiac era uma pequena empresa. Em 1992 por exemplo, sua receita era de apenas US $ 10 milhões.
À época, alguns observadores da indústria comentaram que o estúdio poderia ter se saído bem produzindo séries para outras empresas, como fabricantes de brinquedos, em vez de desenvolver suas próprias propriedades. No entanto, o presidente da Zodiac, Kevin Morrison, rejeitou a ideia por ser contrária à filosofia da empresa de desenvolver programação original de qualidade e o resto é história.
Em geral, Widget era extraordinariamente bem escrito, não violento, se o compararmos com a multidão de outras atrações que abundavam nos anos 90. Mas a moral da história, quase sempre imposta no final de cada episódio, conseguia ser à vezes mais chata que os parasitas que se alojam nas genitálias das madames de fino trato da esquina.