• Thiago Barcellos

Animações dos anos 80 que você QUASE esqueceu I PARTE 3: "Dinosaucers"



Temas como super-heróis, ficção científica e antropomorfia eram os prediletos da garotada oitentista (vide Thundercats e As Tartarugas Ninja).


Com isso em mente, o estúdio de animação DIC Entertainment (atualmente propriedade da Disney), presenteou a molecada da "década perdida" com um desenho animado clássico, embora efêmero, chamado Dinosaucers. A animação produzida em 1987 e exibida pelo canal da Coca-Cola, nos Estados Unidos, foi criada por Michael Uslan, mais conhecido pelas suas incursões como produtor executivo em filmes do universo do Cavaleiro das Trevas; do clássico de Tim Burton, de 1989 ao recente Coringa.


E, ao contrário de seus predecessores, os Transformers, os Dinosaucers não tinham uma mente unilateral para a rusga interplanetária. Além do mais, eles também eram turistas, e a Terra era abarrotada de novas experiências. Ao longo dos 65 episódios, os Dinosaucers e os Tyrannos, seus antagonistas, foram apresentados com o que havia de melhor no quesito "entretenimento terráqueo norte-americano dos anos 80": televisão, hambúrgueres, beisebol e caratê.



A trama (como sempre deliciosamente clichê), gira em torno de uma guerra entre duas facções de dinossauros falantes num planeta chamado Reptillion. De um lado, os mocinhos, os Dinosaucers, liderados por Allo. O grupo incluía ainda o estúpido Bonehead, o inventor Dimetro, Teryx, Tricero, Steggio, Bronto Thunder e Ichthyo. As forças opostas - os Tyrannos - eram encabeçadas por um T-rex vermelho chamado Genghis Rex. O lagarto desajeitado, Ankylo, estava sempre a tira colo. O resto dos vilões incluía o piadista Quackpot, Dactyl Terrível, Styraco e Brachio.


Depois de séculos de guerras entre dinossauros, Reptillion estava perto da destruição, então os Dinosaucers e os Tyrannos mudaram sua batalha para um novo lugar. E, claro, sobrou para a Terra. Como qualquer boa espécie alienígena, os dinossauros imediatamente fizeram amizade com alguns jovens terráqueos. Paul, Sara, David e Ryan receberam anéis poderosos de seus novos amigos do espaço sideral, e se juntaram à luta contra o mal como os Batedores Secretos (!?).



Tá, mas por que raças alienígenas em guerra têm sempre um fetiche por aterrissar na Terra? Primeiro os Transformers e agora os Dinosaucers.


A animação era claramente bem mais tacanha do que a dos Transformers, convenhamos, mas ainda era um desenho de ação e tinha lá seus momentos. A trilha sonora de abertura grudava na cabeça, os personagens usavam armaduras tecnológicas, disparavam com armas avançadas e voavam em veículos que eram o sonho molhado de todo e qualquer guri dos anos 80. Fato é que o desenho não ficou no ar por tempo suficiente para capitalizar - nem mesmo pra faturar em cima de mais uma "linha de bonecos de ação da Mattel".


Depois de uma mísera temporada, os Dinosaucers empacotaram seus equipamentos de batalha e levaram sua guerra para outro lugar.

23 visualizações0 comentário
GoogleMaps Logo Shadow.png