• Thiago Barcellos

Falece Chris Achilléos, autor do pôster da animação cult "Heavy Metal"​

Atualizado: 13 de dez. de 2021




Desceu à sepultura o grande ilustrador, pintor e artista conceitual britânico Christos Achilléos. Nascido no Chipre, Chris mudou-se para Londres em meados da década de 1950 com sua mãe e irmãos, logo após a morte de seu pai. Depois de frequentar o Hornsey College of Art, Achilleos ficou mais conhecido por suas pinturas de amazonas, dragões, civilizações e mitologias antigas.


Espadas de Shahrazar de Robert E. Howard (1976). Capa de Chris Achilleos.

Suas obras foram apresentadas em centenas de capas de livros de fantasia nas décadas de 1970 e 1980, incluindo romances de Robert E. Howard (criador de Conan, o Bárbaro) e Ian Livingstone. Achilléos também ficou conhecido por seu pôster para o filme de animação "Heavy Metal" como artista conceitual / figurino e é mais conhecido por sua famosa pintura da heroína Taarna, encomendada para o pôster da animação em 1980.


Temple of Terror de Ian Livingstone, capa de Chris Achilléos.

Outros trabalhos cinematográficos incluíram o filme de fantasia "Willow" , produzido por George Lucas e dirigido por Ron Howard, e os dramas históricos, "Rei Arthur" e "A Última Legião". Achilléos também criou uma proposta de capa para "Blade Runner" de Ridley Scott.


Heavy Metal, Universo em Fantasia (1981)

Sua arte foi coletada em quatro livros ao longo dos anos; o primeiro, "A Bela e a Fera", vendeu mais de 100.000 cópias (o que é um número significativo para qualquer livro de arte) e foi traduzido para quatro idiomas. Que descanse em paz.






24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
GoogleMaps Logo Shadow.png
GoogleMaps Pin.png