• Thiago Barcellos

Fido Dido: a triste ventura do garoto-propaganda da PepsiCo




Apesar da transposição que resultou num joguete meio infecto - a despeito das boas ideias pulverizadas por uma execução sofrível -, a criação de Fido Dido tem uma história curiosa.


O personagem foi criado pelas premiadas produtoras de TV Joanna Ferrone e Sue Rose em um pedaço de guardanapo num boteco de Nova York em 1985.


A popularidade demorou pra engatar, mas eis que o protagonista vira, da noite pro dia, garoto-propaganda do refrigerante 7UP da Pepsi - tendo em seguida seu trono (sanitário) usurpado por um outro mascote, o Cool Spot.


Tempos depois, no começo dos anos 90, Fido Dido virou marca de jeans, numa grife voltada para adolescentes histéricas. Em 93, as desenvolvedoras de games britânicas Teeny Weeny Games e Krisalis Software acharam por bem comprar a licença do personagem e lançá-lo pro Mega Drive, cuja publicação ficaria por conta da japonesa Kaneko.



As softwarehouses eram pequenas e o declínio financeiro quase as levaram à bancarrota.

Dessa forma, às vésperas do lançamento comercial do jogo, ambas empresas foram salvas da falência, sendo absorvidas por outras. E apesar de ter sido terminada, a obra foi abortada.


O game foi demonstrado na CES (Consumer Electronics Show) de 1993 e por volta de 94, o protótipo, por razões desconhecidas, vazou obtendo ampla circulação, o leva ao equívoco de que foi lançado oficialmente.


Deixando o precedente curioso da criação do personagem e sua triste ventura de lado, digamos que a jogabilidade do game é uma mescla de ação side-scrolling com resolução de quebra-cabeças tão estranhamente indecifráveis que nem mesmo o Grande Colisor de Hádrons seria capaz de desvendar.



Como se não bastasse, a movimentação do herói é afligida por uma disfunção vertebral severa e sem registro nos manuais da medicina moderna.


Moral da história: jogo original, meio chinfrim, que teve seu remate convertido em comércio bucaneiro que, pelo visto, possui grande desprezo pela humanidade.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
GoogleMaps Logo Shadow.png