• Thiago Barcellos

Relembre "O Sombra", famoso herói radiofônico dos anos 30 que inspirou o Batman

Atualizado: Jun 29



Proprietário de um nariz aquilino e de ferozes olhos negros, ele sempre usava chapéu e capa preta esvoaçante. Seus lábios eram quase sempre cobertos por um lenço escarlate. Em uma das mãos, um anel com um gigantesco rubi chamado Girassol. O Sombra usava ainda duas pistolas. A pontaria? Claro, invejável. Além disso, possuía um aparato alado feito sob medida.


O Sombra é um dos personagens de histórias pulp (papel jornal, preço baixo e alta tiragem) dos mais célebres e imitados. Sua origem remonta aos anos 30 e foi criado por Walter B. Gibson de uma maneira absolutamente inusitada.


Gibson era o narrador de um programa de rádio, o Detective Story Hour. Eram histórias de tramas de mistério detetivesco e faziam um sucesso estrondoso. Devido à repercussão da atração, os proprietários da editora Street & Smith resolveram criar uma publicação com o personagem.



O êxito foi tão grande que logo na sequência do programa de rádio, episódios para o cinema, adaptações para os quadrinhos (inclusive da DC Comics) e até um longa-metragem em 1994 estrelado por Alec Baldwin foram criados.


O personagem (alter ego do detetive particular Lamon Crunston) ocultava-se nos lugares lúgubres, pouco iluminados, zonas portuárias esfumaçadas que o favoreciam pela indumentária, a agir de surpresa, pilhando criminosos e botando a ralé na cadeia.


O programa, claro, foi exportado, e acabou chegando ao País. Uma gargalhada aterradora, proferida guturalmente, por mais contraditório que poderia parecer, fazia a alegria das tardes infanto-juvenis nos anos 40, aqui no Brasil.


Nessas novelas radiofônicas, apresentadas pela Radio Nacional, o inesquecível locutor Saint-Clair Lopes fazia o papel principal.



A voz cavernosa, seguida da risada inconfundível de Saint-Clair ecoava nos receptores Brasil afora, perguntando: "Quem sabe o mal que se esconde nos corações humanos?" Para ele mesmo responder: "O Sombra sabe...".


Ao contrário de personagens como seu descendente direto, o Batman, O Sombra não teve o cenário de suas aventuras atualizado, e sua origem permanece encapsulada nos anos 30 e 40.



Entretanto, houve histórias em que esse saudoso personagem continuava vivo (e ativo) nos dias atuais, como no caso da versão de Howard Chaykin e também no crossover O Sombra/ Fantasma, publicado pela editora de quadrinhos Dark Horse.


O Sombra e outro vingador encapuzado, o Aranha, foram algumas das fontes que inspiraram a criação do Batman (a outra é o Zorro, por exemplo).





12 visualizações0 comentário
GoogleMaps Logo Shadow.png